Manicure caseira - parte I


Hoje foi dia de tratar das unhas. E decidi fazer um passo a passo (complicado de fazer em fotos quando se está sozinho) de como faço a minha manicura em casa. Hoje darei descanso às unhas e aplicarei o meu Night Repair da Risqué. O passo a passo da pontinha fica para amanhã.

Produtos utilizados

Algodão
Amolecedor de cutículas
Base
Óleo secante
Removedor de verniz sem acetona
Creme de mãos
Alicate
Corta-unhas
Creme para cutículas
Cotonete
Pauzinho de laranjeira
Afastador de cutículas
Lima
Lima de Polimento
Caneta removedora de verniz


Antes de retirar o verniz, especialmente com vernizes escuros e que mancham, costumo passar óleo secante em toda a unha e à volta dela. Isto evita que o verniz se agarre à pele e facilita a remoção do mesmo.


Depois de retirar o verniz com o removedor, lavo as mãos e aplico abundantemente o amolecedor de cutículas.


Empurro as cutículas com a ajuda do afastador. O meu tem uma pontinha de borracha portanto não fere a pele e é bastante eficaz. Este processo também pode ser feito com a parte arredondada do pauzinho de laranjeira. Não costumo cortar as cutículas mas, quando ficam muitas peles soltas ou quando as cutículas estão muito secas, corto apenas o suficiente. Este passo deve ser feito com muita atenção para evitar lesões desnecessárias já que a pele das cutículas é muito delicada. A boa hidratação das cutículas ajuda bastante a saltar este passo por isso devem sempre mantê-las hidratadas para evitar ter de as cortar.


Após este processo, lavo novamente as mãos para retirar os restos de amolecedor e passo uma escovinha de unhas delicadamente para retirar todas as peles mortas. O passo seguinte é cortar e/ou limar as unhas. Mesmo que não queiramos reduzir o seu tamanho, devemos sempre limar as unhas para que mantenham sempre o seu formato e as pontas fiquem bem regulares.


Sempre que necessário, passo a lima polidora nas unhas. A parte mais rugosa destas serve para alisar a superfície e ajuda a disfarçar unhas estriadas. Convém, no entanto, não exagerar neste passo para não enfraquecer as unhas.


Depois de limpar bem as mãos para retirar todo o pó que saiu das unhas, aplico um creme específico nas cutículas. Massajo sempre muito bem as cutículas e a raiz das unhas para que o creme penetre na pele. Por fim aplico creme em todas as mãos.

4 comentários :

  1. Olá Ana,
    Obrigada. Achei que mereciam ver como faço as unhas. Dá um bocado de trabalho mantê-las bonitas e saudáveis, mas acho que vale a penas e que todas o deviam fazer (e da melhor forma possível). Amanhã vem a parte II, a parte da pontinha, para o verniz durar mais. O verniz que removi hoje estava nas minhas unhas desde segunda à noite e só hoje lascou. E tudo graças a "retirar as pontinhas" (bem, e às minhas unhas bem comportadas!).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Ao tempo que ando à procura de um frasquinho de acetona assim! Sabe onde se podem adquirir?

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Laçocorderosa, eu comprei o meu frasquinho numa loja de produtos para cabeleireiro aqui no Porto. Suponho que haja em qualquer uma. É realmente muito mais prático, especialmente agora que comprei um frasco enooorme de removedor. Mas koolcosmeticos também há, bem mais barato do que o preço que eu paguei pelo meu.

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...