Anatomia do sapato



Alma: Peça delgada posicionada longitudinalmente ao centro da palmilha, que serve para dar firmeza no caminhar e sustentar a planta do pé.

Contraforte: Reforço colocado entre o traseiro e o forro, na região do calcanhar.

Corte: Parte superior do calçado destinada a cobrir e proteger a parte de cima do pé. Compreende praticamente toda a extensão do sapato, menos a sola. Divide-se em gáspea (parte da frente) e traseiro (parte lateral e de trás do calçado).

Entressola: camada intermédia colocada entre a palmilha de montagem e a sola, com função estética ou funcional.

Forro: é o revestimento utilizado com a função de proporcionar acabamento interno ao calçado, reforço, absorção de humidade e conforto. Pode ocupar toda a sua superfície ou apenas a região da gáspea ou do calcanhar.

Gáspea: Parte frontal do cabedal do sapato. Compreende a porção que cobre desde os dedos até o peito do pé e pode ser inteiriça ou composta por outra peça, a biqueira.

Lingueta, língua ou pala: Parte superior da gáspea, de couro flexível, cuja função é a de proteger o pé do cordão.

Orelha: Parte onde se coloca os ilhós para introduzir o cordão/atacador.

Palmilha de acabamento: Material (couro, tecido ou plástico) que recobre o sapato internamente, assentado sobre a palmilha de montagem e a alma.

Palmilha de montagem: tem como finalidade a fixação do corte após a montagem, manutenção do formato da superfície da planta do pé, absorção do suor e resistência à constante pressão do caminhar.

Salto: Suporte fixado à sola na região do calcanhar e destinado a dar equilíbrio ao calçado.

Sola: Parte externa inferior do solado, que está em contacto directo com o chão.

Solado: Conjunto de peças que formam a parte inferior do calçado e que se interpõem entre o pé e o solo. É formado pela sola, entressola, vira e salto.

Tacão ou capa: colocado na parte inferior do salto e feito com material sintético duro, e tem como função proteger o salto do desgaste e, ao mesmo tempo, absorver o impacto do caminhar.

Testeira: Reforço no bico do sapato, entre o forro e a gáspea, que tem como finalidade proteger os dedos e, ao mesmo tempo, dar maior firmeza e boa apresentação ao bico.

Traseiro: Parte de trás do sapato. Pode ser constituído por uma única peça ou possuir nas laterais várias peças: cano, orelha, etc.

Vira: Tira estreita do mesmo material da sola, colada ou costurada à volta do sapato.

2 comentários :

  1. Gostei muito :-)
    Eu por acaso estou a espera de tirar um curso de calçado em Felgueiras. nde foste buscar esta informação?
    É muito fixa já imprimi.
    Obrigado e beijinhos
    http://diariodeumashopaholic.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Aprendi muito sobre a anatomia do sapato. Muito obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...