Glossário de Sapatos - Parte V


Rain Boot/Wellington (Galochas): Originalmente um calçado de segurança impermeável que cobre parte da perna, confeccionado totalmente em borracha. A sua principal característica é deixar todo o pé e parte da perna coberta, ser produzido em material impermeável, originalmente numa única peça, sem colagem ou costura. Tem bico arredondado e largo, um pequeno salto e não possui qualquer tipo de fecho.

Riding Boot (Bota de Equitação): O modelo original data de meados do século XVI e meados do século XVIII. As suas principais características são: cano alto que chega até logo abaixo do joelho, geralmente inteiriço e liso; alguns modelos podem conter alças nas laterais do cano, ou mesmo na parte frontal ou traseira deste; biqueira ampla e arredondada com reforço especial; solado com poucas ranhuras, salto, ou tacão, que geralmente não ultrapassa os 2,5 cm; o corte é composto por 3 partes, gáspea longa, traseiro e cano.

Romana: Mais uma variação das sandálias, é semelhante à Gladiadora, pois também é originária da Roma Antiga. Trata-se de uma sandália que prende com tiras de couro ou fitas entrelaçadas nas pernas. A sua principal característica é não possuir salto ou possuir um salto baixíssimo. O solado é de couro, deixa boa parte do pé à mostra, e as tiras devem passar da altura dos tornozelos, podendo chegar quase à altura dos joelhos. A Romana pode uma grande variação no que refere ao bico e ao salto.

Sabot (Tamanco Holandês): Tradicional da França e dos Países Baixos, originalmente era feito de uma única peça de madeira. Posteriormente, passou a possuir o corte feito de couro. A sua principal característica é possuir um solado de madeira espesso, onde é fixada a gáspea, totalmente fechada, através de pregos, tachas, parafusos ou grampos.

Saddle Oxford: Um Oxford com biqueira lisa, arredondada, geralmente feitos de pele branca, com uma secção castanha ou preta que atravessa a zona dos atilhos.

Sandal (Sandália): Provavelmente o modelo mais antigo, a sandália era o calçado usado pelas antigas civilizações do Egipto, da Grécia e de Roma. A sua principal característica são as tiras responsáveis pela fixação ao solado, tanto na parte dianteira como na traseira.

Sapatilha/Ténis: Calçado com corte de lona ou material impermeável e solado de borracha, usado geralmente para a prática de desportos, mas adoptado também em looks informais e desportivos.

Side-Gore: Um modelo com origem no loafer, possui elásticos nas laterais, e não possui fivelas, velcro, fechos ou atacadores. É um sapato totalmente fechado e deixa o pé quase totalmente coberto. As adaptações recente fizeram que haja modelos com variados tipos de biqueiras ou salto.

Sling-back: O estilo do Sling-Back varia grandemente, podendo ser um sapato aberto ou fechado à frente, com uma variedade de biqueiras e saltos. A característica comum a todos os Sling-Back é serem abertos atrás, apenas com uma tira que passa pelo calcanhar e liga os lados da gáspea.

Sneakers (Ténis/Sapatilhas): Uma espécie de Oxford com solado de borracha e corte de lona. Usado na prática de desportos em geral, mas adoptado pela população em geral pelo facto de serem confortáveis e práticos.

Spat Boot: Este tipo de bota teve origem nas polainas, muito utilizadas no final do século XIX e início do século XX, que eram colocadas sobre as botas, ou sapatos, fossem eles masculinos, ou femininos. A sua principal característica está no fecho lateral, por colunas simples de botões muitas vezes em cores contrastantes aos materiais predominantes.

Spectator: Tradicionalmente, os Spectator eram Brogues feitos com dois ou mais materiais ou cores diferentes, com detalhes serrilhados e perfurados. As cores tradicionais eram o preto e o branco. No entanto, hoje em dia o termo é usado para descrever sapatos feitos de duas cores, mesmo não possuindo perfurações ou serrilhados, ou sapatos feitos de dois materiais, com perfurações e serrilhados, mesmo sendo da mesma cor.

Split-Toe: Este modelo é inspirado no “Jika-Tabi”. As suas principais características são de ter uma divisão entre o dedo grande do pé e os outros dedos. Originalmente era feito de materiais confortáveis como neoprene, tecido acolchoado, borracha, etc., com solado maleável e confortável. É bastante empregado em actividades desportivas como rafting, canoagem, surf, etc. Hoje em dia existem modelos mais tradicionais como botas, ankle boots, etc. que usam o conceito de Split-Toe.

Thong: Uma sandália ou chinelo, muitas vezes sem salto, com uma tira central, entre o primeiro e o segundo dedos do pé. Pode ser de pele, tecido ou plástico e possuir todo o tipo de decorações. É muito semelhante ao Flip-Flop, mas pode ou não ser chinelo.

T-Strap: Este conceito pode ser aplicado a diversos outros modelos como Sandálias, Pumps, Peep-Toes, etc. A sua principal característica é possuir uma tira vertical sobre o peito do pé, atravessada por outra tira vertical, que criam o formato de um “T”; pode envolver o tornozelo, ou ligar-se ao traseiro.

Tanker Boot: Uma bota de combate específica para a cavalaria mecanizada, ou blindada. As principais características são: fecho por meio de tiras, ou correias que se estendem deste a gáspea até à borda do cano, sendo as fixações efectuadas por meios de fivelas metálicas; confecção em couro impermeável; Protecção de aço na biqueira e no traseiro; o tamanho do cano ronda os 35 cm; solado de couro e borracha relativamente grossos e com ranhuras.

Ugg Boot: Embora possa ser confundida com as Mukluks/Kamiks/Inuits, esta bota tem algumas particularidades que as distinguem. Este modelo é geralmente confeccionado em pele de ovelha, juntamente com a lã. Não é utilizado qualquer forro pois a lã fica na parte de dentro do calçado. As costuras são visíveis na parte de fora. Possui solado recto de borracha, sem salto, ou salto baixíssimo. A altura do cano pode variar bastante indo de logo acima dos tornozelos até acima dos joelhos. A biqueira arredondada é ampla e confortável. O termo Ugg é utilizado na Austrália e na Nova Zelândia para definir todos estilos de botas com a características acima mencionadas, logo nestes países o nome “Ugg”, não pôde ser registado como marca. O nome “UGG”, no entanto, foi registado pela Deckers Outdoor Corporation em mais de 100 países a nível mundial.

V-Strap: Uma sandália com uma tira que envolve o calcanhar, presa á sola através de tiras verticais dos lados que se encontram na parte central da gáspea, formando um “V”.

Valenki: Modelo tradicional do inverno russo, muito utilizada até meados do século XX. A sua principal característica é o material de confecção, o feltro, não havendo solado. Inicialmente era confeccionado em lã de carneiro, que proporcionava bom aquecimento nos invernos rigorosos. Este modelo é geralmente utilizado em conjunto com galochas.

Waraji: Sandálias tradicionais japonesas feitas de palha e corda. São confeccionadas em materiais como cânhamo, fibra de palma, algodão, palha de arroz, etc. Têm as tiras fixas bem na frente da sandália, o que faz com que os dedos fiquem fora do solado.

Winklepicker: Não se trata exactamente de um modelo, mas de um estilo, pois pode ser aplicado a sapatos e a modelos abotinados. As suas principais características são as biqueiras finas e alongada, salto baixo e amplo do tipo cubano com cerca de 4 cm, geralmente na cor preta. Os modelos inicialmente foram adaptados em sapatos Oxford e botas Chelsea, mas hoje podem ser adaptados a vários outros modelos.

Zôri: Modelo originário do Japão e que inspirou as havaianas. A principal característica é o solado rasteiro de palha trançada e tiras em forma de “V”, com o ponto de fixação central, no meio da sola, não havendo distinção entre pé direito e esquerdo. O modelo tradicional possui dois formatos básicos: os quadrados são destinados a homens e os arredondados são destinados a mulheres.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...