Problemas de unhas

Hoje quero falar-vos de unhas e problemas das mesmas. E, para ilustrar, nada melhor do que as minhas unhas há pouco mais de um ano (ai, que vergonha!).

As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere protecção à extremidade dos dedos das mãos e pés. Tal como acontece com os cabelos, também compostos por queratina, as unhas podem apresentar problemas, se não forem tratadas devidamente. Alguns desses problemas são relativamente fáceis de resolver, mas, quando persistentes, deve recorrer-se a um dermatologista para este aprofundar a raiz do problema em questão.

Alguns dos problemas das unhas são:

Unhas fracas
Unhas que quebram com facilidade e que crescem de forma irregular ou muito lentamente. Regra geral tendem a ser frágeis e dobram com facilidade. Pode dever-se a deficiências de cálcio, minerais ou vitaminas, mas também pode dever-se a uma doença. Produtos químicos agressivos também podem enfraquecer as unhas.
Para este tipo de problema recomendo uma boa base fortificante ou um tratamento. Para um tratamento natural que pode ser feito uma vez por semana, recomendo colocar as unhas num copo com óleo de rícino misturado com umas gotas de limão e deixar de molho 15 minutos. Também há bons cremes de mãos que fortalecem as unhas.

Unhas ressequidas
Unhas que descamam, dobram e quebram com facilidade. Factores que podem provocar o ressecamento das unhas são: ar seco e ar condicionado, exposição prolongada ao frio, lavagens frequentes das mãos sem posterior hidratação, lesão repetida nas pontas dos dedos, exposição excessiva a produtos químicos (acetona incluída). Também pode ser indício de falta de ferro. Provavelmente precisam de uma hidratação profunda. Para evitar e/ou tratar este problema recomendo hidratar sempre as mãos e unhas depois de as lavar, usar luvas ao lidar com produtos químicos e ao fazer limpezas, etc. Recomendo uma boa base hidratante e óleos e cremes para unhas e cutículas. Para algo mais natural, podem colocar as unhas de molho todas as noites em azeite morno, ou usar o bom e velho óleo de amêndoas doces. Além disso, deixá-las sem verniz durante algum tempo e usar produtos hidratantes durante esse período pode ajudar.

Manchas brancas
Em geral as manchas devem-se a falta de cálcio, lesões ou cansaço. O melhor remédio é enriquecer a alimentação com hortaliças e fígado.

Unhas onduladas
Se as unhas apresentam ondulações na superfície, isso indica falta de cálcio. Ondulações horizontais nas unhas indicam que em algum período do crescimento da unha houve uma maior deficiência de cálcio na dieta e, por consequência, essa “linha” da unha está mais fraca. Recomendo usar sempre uma base de cálcio antes de aplicar o verniz. Deixar as unhas uma vez por semana de molho em óleo de amêndoas doces também ajuda. Eu sei que essas “linhas” são inestéticas, mas quanto a isso não há nada a fazer. É esperar que a unha cresça e ir limando. Mas quando essa zona mais fina chegar ao topo, não esperem milagres, ela vai partir muito certamente, já que não tem “força” suficiente para se manter. A solução é cortar ou limar e esperar que cresça mais forte.

Unha amarelecidas
Isto é a consequência de usar vernizes coloridos durante muito tempo. Além do uso de base, SEMPRE, recomendo, uma vez por semana deixar as unhas de molho numa bacia com água bem quente misturada com água oxigenada de 10 volumes (1 parte de água oxigenada para nove partes de água). Ficam logo bem mais bonitas. Limpar as unhas com limão também ajuda. As bases que dizem tratar unhas amarelecidas apenas produzem o efeito óptico de as tornar mais brancas. Como são quase todas roxas, as unhas parecem imediatamente mais brancas.

Para finalizar, e para resumir:
- Usar sempre luvas durante as limpezas
- Hidratar as mãos e as unhas várias vezes ao dia, especialmente depois de as lavar
- Usar sempre uma base protectora antes do verniz
- Deixar as unhas descansar pelo menos uma vez por semana e hidratá-las com produtos específicos durante esse período
- Não usar as unhas como instrumento


Bem, e agora vão dizer que eu não falei de produtinhos nenhuns, não é? Bem, a segunda parte vem amanhã, OK? E essa será toda dedicada a produtinhos de tratamento de mãos e unhas.

3 comentários :

  1. As tuas unhas eram mesmo pequeninas! Como ficaram assim tão bonitas? Já me disseram para empurrar as cuticulas para trás que as torna maiores, mas já fiz isso e não noto grande diferença =/ Também o fizes-te? Beijocas =)**

    ResponderEliminar
  2. :O custa a acreditar que as tuas unhas foram assim...
    beijooooooo
    Ana
    *

    ResponderEliminar
  3. Strawberry, é verdade, custa a crer, não é? Às vezes até eu me surpreendo. Eu comecei por tirar as cutículas, algo que não recomendo, mas também foi algo que não durou muito. Depois comecei a empurrá-las. Hoje em dia já quase nem isso faço. Mantenho-as é sempre bem hidratadas e de vez em quando dou uma empurradita e corto algumas peles soltas. Acho que cmo as mantenho compridas há muito tempo a base da unhas começa a crescer mais, sei lá.
    beijokas

    Ana, é verdade. Até tenho vergonha. bjos

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...