Como tive muitos pedidos para colocar aqui a receita, vou deixá-la aqui para também se poderem deliciar. No entanto, o segredo deste bolo não está na massa, mas sim na colocação da mesma na forma. Esta é a receita do meu Bolo Arco-Íris (que originalmente não é "montado" assim, o meu, pelo menos), que rende bastante, mas podem usar qualquer receita de bolo simples ou pão-de-ló.
Ingredientes
500 g açúcar
500 g farinha
250 g manteiga
6 ovos
2 c. chá fermento
2 ch. leite
corantes alimentares (eu usei 2 embalagens de 3 cores da vahiné)
Misturar as gemas, o açúcar e a manteiga amolecida. Juntar a farinha, o fermento e o leite. Acrescentar as claras em castelo.
Dividir o bolo em 6 partes (a quantidade não é igual para cada massa, deve ir diminuindo de tamanho, mas depois explico porquê). Na receita que costumo fazer habitualmente, o bolo é apenas dividido em 5 partes iguais. Acrescentar o corante nas cores pretendidas. Eu fiz vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Para fazerem as cores complementares basta fazerem combinações de cores primárias (azul+amarelo=verde; amarelo+vermelho=laranja, etc.). Na receita original eu apenas usava 5 cores: uma deixara branca, noutra misturava chocolate e nas outras 3 usava vermelho, azul e verde.
Untar e enfarinhar uma forma redonda com um tamanho razoável, já que o bolo não fica muito pequeno. Agora o truque do bolo está na colocação da massa na forma. Na receita que eu costumava fazer, o processo era bem mais demorado, já que eu distribuía a massa por 5 formas e fazia 5 bolos de cores diferentes (daí a massa ter de ser de quantidade igual, para os bolos terem o mesmo tamanho). Nesta é um pouco mais simples. Coloca-se uma camada da cor com mais quantidade de massa. Depois vai-se aplicando por cima quantidades concêntricas de massa que vão ficando cada vez mais pequenas (por isso é que cada cor deve ter quantidades diferentes de massa). Quando olharmos de cima, devemos conseguir ver todas as cores em circunferências. Eu coloquei pela seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo. Na forma do meu bolo o efeito conseguido ficou bonito mas não ficou como pretendido porque o meu forno decidiu pregar-me partidas e a massa cresceu de forma pouco homogénea e as cores misturaram-se um pouco. A ideia é partir o bolo e ver uma espécie de arco-íris.
Já sei que deve haver poucas com coragem de fazer a receita original, mas vou explicar-vos o processo para ficarem a saber. Depois de cada "bolo" cozido, monta-se as camadas. Entre cada camada há um recheio. Eu costumava usar recheios diferentes (4) entre cada camada, por exemplo, geleia de fruta, creme de ovos, chantili, creme de manteiga, e cobrir com chocolate.
Para finalizar, cobrir todo o bolo com a cobertura desejada e decorar a gosto.
E aqui fica a receita 2 em 1. Espero que tenham gostado, mas volto a frisar que podem usar a receita que quiserem para fazer este bolo.
Em primeiro lugar parabéns atrasados!
ResponderEliminarDepois só tenho uma palavra: UAU!
Está tão mas tãoooo giro! Nunca tinha visto nada assim, parabéns pela originalidade!
Bjinho grd***
Mas que bom aspecto, deve ficar perfeito para uma festa de crianças! Não é que os adultos tb não possam comer ;)
ResponderEliminarBjs!
Adorei esta receita, e o bolo fica linda.
ResponderEliminarVou já tirar a receita e no próximo aniversário da minha filha vou fazer.
Bjs
L-I-N-D-O!
ResponderEliminarNunca tinha visto nenhum bolo ás cores :O está simplesmente lindo!
Vou comprar os corantes o mais rapidamente possível e fazer o bolo (ou pelo menos tentar... à primeira não deve sair grande coisa :P)
Beijinhos *
O mesmo de sempre
PS: é claro que o teu blog vai já para a minha lista de blogs preferidos! :D
PPS: repito: o bolo está fenomenal O.o
PPPS: já me esquecia, parabéns! :P (mais vale tarde do que nunca...)
Olá olá olá!
ResponderEliminarJá fiz o bolo! :D
Vou fazer um post no meu blog com a receita e as fotos do meu bolinho e assim, é claro que deixo lá o link para o teu post, depois dá lá um saltinho se quiseres :)
Beijinhos *