Manicure caseira

Já fiz um post semelhante a este há uns tempos, mas, a pedido de várias famílias, decidi voltar a criá-lo, um pouco mais actualizado, até. Pois bem, aqui fica um passo-a-passo de como faço as minhas unhas em casa. 

Antes de mais reúno todas as coisas de que necessito para não andar sempre à procura do que quero e não arriscar estragar uma unha durante o processo. Está ali tudo na foto (desta vez não cortei as unhas, mas o meu corta-unhas maravilha insistiu em querer aparecer).

O primeiro passo é remover o verniz antigo, pois claro. Estava a usar o 111 da Andreia e este revelou-se um tanto malandreco e manchou-me um pouco as unhas. Mas não há stress... 

Uma tigela de água quente (que não escalde as mãos, atenção!), um pouco de água oxigenada, e toca a colocar lá as mãozitas por uns 5 minutos, mais coisa menos coisa.

Bem melhor!
A isto deveria seguir-se uma sessão com a escovinha das unhas, mas como ia empurrar as cutículas, decidi fazer isso primeiro. A escovadela virá depois. 

Coloquei uma porção generosa de amolecedor em volta das cutículas. Na verdade, este processo não era essencial, já que estas já estavam amolecidas da água, mas optei por fazê-lo de qualquer forma.

Depois toca a empurrar as cutículas (lamento não haver foto, mas a minha terceira mão não lhe apeteceu tirar fotos hoje... LOL... na falta desta, a foto revelou-se impossível).

O alicate também quis aparecer na foto, mas só para dizer que raramente é usado. Serve apenas para remover algumas peles teimosas que cismam em ficar agarradas às unhas ou em saltar por ali fora como loucas. E agora sim, a sessão de escovadela. Isto não só limpa quaisquer resíduos de verniz que tenham ficado como também remove quaisquer peles que tenham ficado agarradas.

E, no final do processo de limpeza, toca a hidratar. Primeiro as cutículas.

Depois, as mãos.
Este processo é essencial e revela-se muito eficaz durante a limpeza. Protege as mãos e evita que a pele resseque e agarre de mais o verniz dificultando a remoção deste. Já vão ver.

As limas só estão aqui mesmo para a foto. Desta vez não limei. Isto deveria ser feito depois de empurrar as cutículas e antes da hidratação.

O primeiro passo da pintura propriamente dita é a aplicação do meu Mavala Scientifique. Não o uso sempre porque acho que de momento não estou a precisar, mas de vez em quando ele aparece. Atenção, só deve ser colocado na parte branca da unha. Não deve tocar na pele pois pode endurecê-la também.

Depois do Mavala, a base. Outra coisa essencial para proteger as unhas, permitir que o verniz agarre melhor e não deixar que estas amareleçam e fiquem manchadas.

E aqui está a base nas unhas. Depois é só deixar secar um pouco e começar a pintura.
Pessoalmente, não gosto de ver espaço entre as cutículas e o verniz. Por isso, e porque acho bem mais simples, faço uma grande borrada, pinto cutículas inclusive, mas o resultado final é o bom.

Entre cada camada de verniz, e uma unha de cada vez, limpo em volta da cutícula com um pauzinho de laranjeira. Isto deve ser feito com cuidado para não tocar na unha, mas com a prática torna-se um processo simples. E é aqui que é importante a hidratação. Como podem ver, a maior parte do verniz saiu logo com o pauzinho e posteriormente será mais fácil de limpar.

Aqui estão todas pintadinhas e com a primeira limpeza feita.

Agora aplico o secante. E faço isto agora porquê? Porque vou mexer em algodão e o algodão tende a colar-se e a deixar fios no verniz húmido. O secante evita que este se agarre e forma uma camada protectora no verniz caso o pauzinho toque na unha.

Depois de aplicado o secante, aguardo um pouquinho até que o verniz seque um pouco.

Molho o pauzinho em removedor, enrolo uma camada fina de algodão e volto a molhar no removedor.
Para limpar, pressiono a cutícula com o pauzinho e giro-o lentamente (no sentido oposto ao que se enrolou o algodão, ou ele sai todo) para que a parte mais interna da cutícula fique exposta e possa limpar todos os cantinhos sem borrar a unha (este passo é complicado e às vezes acontecem acidentes). Quando tenho muita preguiça, ou apenas para finalizar, uso a caneta correctora da Andreia, que, apesar de não ter a pontinha tão fininha, também é eficaz.
E aqui estão as unhas já pintadas e limpas. Depois do verniz bem seco, volto a aplicar creme, focando especialmente as cutículas, que acabaram de ser agredidas com o pauzinho e o removedor, coitadas!
E pronto, já está! Pode parecer complicado e demorado, mas depois de nos habituarmos torna-se relativamente fácil e rápido.

Espero que tenham gostado.

5 comentários :

  1. Olá (: adorei o teu post. Super interessante e que veio mesmo a dar jeito nesta altura. gostaria de perguntar umas coisinhas, há alguma indicação especial de que água oxigenada utilizar ou na quantidade a colocar na agua??
    E esse truque também serve para tirar o amarelo que fica nas unhas devido ao uso de vernizes escuros tipo vermelhos e bordeaux?
    eu tenho as unhas aamarelas, ja coloquei base por baixo que comprei mas n resultou :x fiquei com as unhas amarelas na mesma.

    Muito Obrigada (:

    ResponderEliminar
  2. fixeeee
    gostei deste passa a passo :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  3. Clair de Lune,
    sim, também serve para unhas amarelecidas. A água oxigenada é a vulgar que costumamos ter em casa. A quantidade é a olho. mais ou menos 2/3 de chavena de café para uma daquelas chávenas almoçadeiras enormes. Também podes optar por aquelas pastilhas para limpar dentaduras, ou esfregar limão nas unhas.
    A base ajuda mas não resolve. E as bases para unhas amarelecidas, apenas têm efeito ótico, já que costumam ser roxas e mascaram o efeito visual do amarelo nas unhas.
    espero ter ajudado.

    Maria Death, ainda bem que gostaste.

    beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigada (:
    vou tentar entao com a água oxigenada e a água quente ^^

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Não sabia essa dica da água oxigenada, mas felizmente não preciso :)
    Também sou como tu e não gosto de ver aquela "moldura" entre o verniz e as cutículas, por isso também faço uma grande borrada e a seguir limpo com um cotonete embebido em removedor de verniz.
    ***

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...