Maquilhagem - Kohl ou Kajal

Se antes da minha viagem já considerava que o único produto de maquilhagem que nunca dispensaria era o lápis dos olhos, agora confirmei isso mesmo. Fui para lá com uma ideia em mente... tinha de trazer kohl. E trouxe. E agora só quero mais e mais.

Ora aqui está um:


E o outro:


Estão curiosas para ver como é? Ok, ok, mas antes um pouco de história. Além de lindas temos de aumentar a nossa cultura geral, não é?

O kohl é um cosmético de olhos antigo. É criado através da trituração de galena (sulfeto de chumbo) e outros ingredientes. É amplamente utilizado no Sul da Ásia, no Médio Oriente, no Norte da África, no Corno de África e partes da África Ocidental para escurecer as pálpebras e, como máscara para pestanas. É usado principalmente por mulheres, mas também alguns homens e crianças.

O kohl adopta inúmeros nomes: Árabe: كحل Kuhl; Hindi: काजल kajal; curdo: کل; Urdu: کاجل kajal; Malayalam: കൺമഷി kaNmashi / സുറുമ suRuma; canará: ಕಾಡಿಗೆ; Somália: kuul; Hausa: kwalli; Fula: pinaari; Telugu: కాటుక Katuka; Tamil: கண் மை Kan Mai; hebraico: כחול. É também conhecido como kol, kehal ou kohal no mundo árabe, e surma ou kajal no Sul da Ásia.

O kohl era usado tradicionalmente desde a Idade do Bronze (3500 a. C. em diante) por rainhas egípcias. Era originalmente usado como proteção de doenças oculares. Houve também uma crença de que a escurecimento ao redor dos olhos protegia dos raios solares. A casta mais antiga da Índia, koli, usava o kohl como cosmético. Além disso, as mães aplicavam kohl nos olhos dos filhos logo após o nascimento. Algumas faziam isso para "fortalecer os olhos da criança", e outras acreditavam que isso protegeria a criança do mau-olhado.
 
Então, espera lá, mas isso do chumbo não faz mal? Talvez. Há estudos contraditórios acerca do uso do kohl, ou kajal. Eu preferiria não arriscar, mas confesso que fui de olhos tapados e nem me passou tal coisa pela cabeça. Mas tive sorte. O meu kohl em pó é produzido pela Khojati, que afirma ser livre de chumbo. E era a marca que me aparecia por todo o lado, o que me dá uma certa confiança. Quanto ao meu outro kohl, ou kajal, não sei bem. Mas gostava de pensar que é seguro porque estou apaixonada por ele.  
 
Pois, e então como é que eles são mesmo? Beeeem...  são assim:



E isso como é que se põe? Diz lá. Há vários vídeos no YouTube sobre o assunto, por isso aqui vai um para verem como é, tá? Digam lá que se eu não sou simpática...


ou então aqui:


Bem, agora vou mostrar-vos alguns tipos diferentes de kohl. O que mais aparecia por Marrocos era o pó, mas há uma variedade imensa de formas e recipientes.







Os produtos citados acima, são todos da Khojati, uma empresa indiana.

Os produtos abaixo são da Hashmi, uma empresa paquistanesa quem segundo estudos americanos, possuem altas concentrações de chumbo. Verifiquei no site deles e eles negam tudo, no entanto, nunca fiando e aqui ficam algumas imagens.




De qualquer modo, o melhor é ler sempre os rótulos, sempre que possível e preferir produtos que mostrem a sua composição. Ou então optar por comprar por cá marcas mais conceituadas que possuem kohl em pó e em barra.





No entanto, eu continuo a preferir os meus pozinhos negros mágicos que trouxe de lá. Afinal, ficaram-me por 5Dh (0,50€). Para a próxima trago um carregamento. 

E então, gostaram? Atreviam-se a usar?

Amanhã há mais coisinhas maravilhosas para mostrar.

2 comentários :

  1. Que inveja :) Queria tanto ir a Marrocos, é uma das minhas viagens de sonho! Este produto parece-me interessante :)
    Se puderes, visita e segue...

    http://glamour-tentation.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...