Voltei de férias...


... com Marrocos nas unhas e no coração.

Pois é, este ano as férias não foram exaustivamente programadas com muita antecedência. Foram algo quase impulsivo, do momento. Tinhamos visto uns programas na TV sobre Marrocos, fomos à Net, os preços das viagens estavam baixos, e toca a marcar. Muito honestamente, nunca tinha sido um daqueles destinos obrigatórios para mim, nem um destino há muito sonhado. Hoje, posso dizer-vos que é um daqueles destinos onde irei voltar de certeza. É certo que todos os anos digo o mesmo quando volto. Ah, eu vou voltar! Disse-o de Cuba, disse-o do México... mas sei que tão cedo não o farei. Marrocos é daqueles lugares onde vou voltar bastante em breve, "Insha'Allah". 

Esta viagem conseguiu excitar-me os sentidos, mas também a alma. Não sei se foi sorte, se me "calharam na rifa" as pessoas certas, se o que foi, mas voltei com a sensação de que algo voltou comigo, à parte as compras que fiz. Trouxe comigo uma saudade à qual não estou habituada. Guardarei para sempre as histórias que se passaram por lá, os sorrisos sinceros de pessoas que nunca esquecerei, os cheiros que se entranhavam na pele e que hoje ainda pareço sentir, a cor que me rodeava por todo o lado, o ruído das motos e das gentes.

Aos poucos, e em tão pouco tempo, começámos a habituar-nos a tudo aquilo. Já não olhávamos em volta à procura de um ponto de referência na Medina. Já reconhecíamos imediatamente que se aproximava uma mota ou uma bicicleta sem sequer olhar, já regateávamos como se estivesse na nossa natureza. Descobri também que ambos passávamos facilmente por marroquinos, apesar de eu ser branquita. Muitas vezes me disseram que eu tinha ar de Berbere e inclusive me rebaptizaram de Fátima.

Hoje, continuo com Marrocos (da Risqué) nas unhas, que me acompanhou toda a viagem. Continuo com as tatuagens que tento manter na pele o máximo de tempo possível. Continuo a usar o kohl, que já se tornou um hábito, e os colares e pulseiras berberes. E continuo a beber o meu thé à la menthe quase diariamente.

E para não me alongar mais, amanhã falo mais um pouco e mostro mais umas fotos de dois lugares que me encantaram: Marraquexe e Essaouira. E, claro, vou mostrar-vos o meu Kohl e as coisinhas lindas que trouxe de lá.

4 comentários :

  1. :) que giro!! então vale mm a pena?

    ResponderEliminar
  2. uau! Que lindo! Adorei !
    Eu tenho essa tinta pra pintar as mãos mas da India! :)
    Beijinhs*

    ResponderEliminar
  3. Ana, vale, sim senhora. Além de todos os motivos que enumerei, é uma viagem relativamente barata, dependendo do tipo de alojamento que escolhes, não demora muito a chegar lá (cerca de 1h30 de avião, com sorte) e há voos pela Ryanar. Além disso, a hospitalidade é tal que só dá vontade de voltar.

    O Cantinho da Sofz, eu trouxe hena de lá, em pó. Qualquer diz experimento em mim própria.

    Mia, obrigada. Sim, acho que fui uma sortuda.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...