Acabamento de vernizes

Nós, apaixonadas por vernizes, conhecemos vernizes com acabamentos muito diferentes. E, na verdade, cada vez surgem mais variedades, cada vez fica mais difícil definir cada um. As marcas, sobretudo as marcas internacionais costumam dar indicações sobre o acabamento de cada verniz. E, quem compra pela internet e segue blogs estrangeiros, está habituada a ver termos como "shimmer" e "cream" e por aí adiante. Por isso decidi falar um pouco cobre cada acabamento diferente, com o seu nome em inglês e a minha correspondência em português. A minha definição não é estanque e aceito sugestões/correcções. E, claro, se me esqueci de algum tipo de acabamento, estão à vontade para o sugerir.



Cream (Cremoso) - Um verniz sem brilhos ou glitter. O acabamento pode ser mais ou menos brilhante.


Matte (Mate) - um verniz que seca matte/fosco. O fosco pode variar entre o completamente sem brilho, o semi-fosco e o de aspecto "plastificado".


Neon (Néon/fluorescente) - este não é bem um acabamento; é mais uma tonalidade ou algo do género. Os vernizes néon costumam secar mate e muitos deles são um pouco transparentes.


Sheer (Suave cobertura) - estes vernizes tendem a deixar ver o branco da unha. Não são completamente transparentes mas também não são opacos. Podem ser cremosos, metalizados, cintilantes, etc. Desde que deixem ver o branco da unha, encaixam-se nesta categoria.


Jelly (transparente) - estes vernizes também deixam ver o branco da unha mas são bem mais fluidos e transparentes. Existem numa variedade de tons e costumam ser muito brilhantes. O Havana da Risqué é um exemplo.


Pearl (Perolado) - Como o nome indica, o acabamento parece o acabamento nacarado das pérolas. Tende a surgir em tons mais claros e está a ser cada vez menos usado.


Frosted (Metalizado) - este acabamento, muito semelhante ao do perolado, costuma ser o mais difícil de aplicar. Não costuma ter brilhos incrustados muito visíveis e tende a deixar marcas de pincel bastante facilmente. Surge numa variedade de cores e as unhas ficam com um aspecto de metal.


Shimmer (Cintilante) - este verniz contém partículas visíveis de brilho, mas não de glitter. Está a tornar-se cada vez mais popular em todas as marcas e é bem mais fácil de aplicar do que o metalizado.


Iridiscent (Iridiscente) - este é um verniz metalizado ou cintilante com partículas de brilho de um tom diferente do do verniz base.


Khrome (Cromado) - este acabamento faz com que as unhas pareçam verdadeiramente de metal. Costuma surgir em tons de metais como dourado, prateado ou cobre, mas existem também outras tonalidades.


Foil - este acabamento é o que me parece corresponder à linha "Gloss" da Impala. A base do verniz costuma ser metalizada mas contém partículas de brilho incrustadas. Não fica rugoso como o glitter mas unhas ficam muito brilhantes.


Holographic (Holográfico) - um dos acabamentos da moda; contém partículas de brilho que reflectem todas as cores do arco-íris e fazem com que o verniz pareça quase tridimensional. As unhas não ficam rugosas como com glitter.

Holographic glitter (Glitter Holográfico) - verniz que inclui glitter multicolorido que reflecte várias cores. Como qualquer verniz com glitter, as unhas ficam com a superfície rugosa.

Glitter - como o nome indica, um verniz que contém glitter na fórmula. O verniz pode ser colorido ou transparente, ser mais ou menos fluído, e contém mais ou menos glitter. Há vernizes de glitter que apenas deixam partículas dispersas na unha e vernizes que cobrem quase totalmente a unha de glitter.

Bem, espero que tenha explicado tudo direitinho. Se me esqueci de alguma coisa, avisem, OK?

9 comentários :

  1. Eu ultimamente apaixonei-me pelos holográficos, ao Sol ficam fascinantes :)
    *

    ResponderEliminar
  2. Amei este post, muito esclarcedor mesmo!
    Fiquei mais culta! C=

    Bjnhos
    Caty<3

    htt://coisinhasdacaty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá =)
    Gostei muito dos Orly**

    Participa no meu sorteio, no meu blog:
    http://fashionchoicesclaus.blogspot.com/2010/10/giveaway.html

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post, hoje em dia tem uma variedade incrível de esmaltes. É a primeira vez que passo por aqui, seu blog é ótimo!!

    Bjo!

    www.batonetc.com.br

    ResponderEliminar
  5. Oii**

    Gostas de maquilhagem e queres ter a possibilidade de criar vários looks sem ter montanhas de produtos espalhados e sem gastar muito dinheiro? tenho a solução para ti!!! Paletas de sombras, de blushes e de correctivos a preços acessiveis, com portes de envio grátis e direito a um brinde =)...

    Visita: www.montedemaquilhagem.no.comunidades.net


    ***

    ResponderEliminar
  6. O post está um máximo!! Não fazia ideia que havia tanto nome para designar tantos tipos de verniz!! Fiquei muito mais esclarecida ;D

    ResponderEliminar
  7. Muito bom post! Adorei! :D

    Acho que faltaram os flocados que apareceram nos últimos tempos. Os primeiros que vi são os NfuOh (que infelizmente ainda não tenho). Entretanto apareceram outras marcas com este acabamento. Tenho dois... um da Nubar e outro da Colorama.

    Estou a escrever e a lembrar-me que talvez não te tenhas esquecido... Se calhar não o consideraste porque podem pertencer aos Top Coat... é isso? Deve ser... não estou a ver uma das minhas gurus dos vernizes ter-se esquecido de um sucesso destes ;-)

    beijinhos

    Tânia Reis

    ResponderEliminar

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...