Glossário de Sapatos - Parte III


Engineer Boot/Biker Boot (Bota à Motard): Este tipo de bota, tradicionalmente associada a motoqueiros, foi recentemente adoptado pela população em geral. Descende da “riding boot”, o seu cano possui em torno de 30 cm, a biqueira é arredondada, o solado possui salto ou tacão que não ultrapassa os 2,5 cm, e o corte é composto por 3 partes, uma gáspea longa, traseiro e cano, confeccionado em pele grossa, quase impermeável. Pode fechar por correias ajustáveis por fivelas mas não pode possuir atacadores.

Espadrille (Alpargata): Também conhecida por alpargata, originária dos países mediterrâneos, onde era usada principalmente por pescadores. A principal característica deste modelo é o solado feito ou encapado com sisal trançado e corte de lona ou tecido, geralmente deixando o calcanhar e os dedos cobertos. Os modelos tradicionais atam na perna por meio de atilhos, mas hoje em dia há modelos com tiras com fivelas, ou estilo sapato, e os materiais do corte podem incluir pele ou plástico. Pode ter ou não salto, sendo que as de salto são normalmente em cunha e com uma ligeira plataforma.

Flat: Qualquer tipo de calçado sem salto ou com salto muito baixo e largo.

Flip-flop (Chinelo de Meter o Dedo): Aquilo a que costumamos chamar “havaianas”, independentemente da marca. No entanto, ao contrário das “havaianas” que são feitas de borracha, o “flip-flop” pode ser feito de qualquer material, desde o plástico à pele, e a sua característica comum é serem totalmente abertos e terem tiras em forma de V e um ponto de fixação central entre os dedos. Geralmente não tem salto mas há também modelos com salto e em cunha.

Geta: Modelo tradicional japonês, também conhecido pelo nome “ashida”. A sua principal característica é o solado rectangular plano sobre duas travessas paralelas de madeira chamadas de “ha” (dentes), com altura média de 5 cm; o modelo possui tiras em forma de “V”, com o ponto de fixação central, bem no meio do solado, não havendo distinção entre o pé direito e o pé esquerdo.

Ghillie: Um modelo semelhante ao sapato de ballet, é originário da Irlanda, onde é usado na dança tradicional irlandesa. As suas principais características é ser um calçado rasteiro, que deixa o calcanhar totalmente coberto, assim como os dedos e as laterais, mas o peito do pé fica praticamente descoberto, sendo atravessado por atacadores de couro. É tradicionalmente feito de pele bastante macia, na cor preta. O modelo foi recentemente adoptado pelas marcas e existem bastantes sapatos nitidamente inspirados nele, inclusive de salto.

Gladiator (Gladiadoras): Uma variação das sandálias, teve origem na Roma Antiga e era o calçado tradicional dos legionários. A sua principal característica é ser um calçado com um salto baixíssimo, com solado de couro ou similares, e ter tiras, que podem variar de modelo para modelo, deixando boa parte do pé à mostra, mas que não devem passar dos tornozelos. As gladiadoras têm vindo a tornar-se cada vez mais populares e há já modelos com salto, com fechos, em diversos materiais e cores.

Go-go Boots: Botas pelo tornozelo ou pela barriga da perna e com um salto confortável, o que as torna ideais para dançar durante longos períodos. Adoptadas pelas adolescentes e vistas em programas televisivos de dança, estas botas receberam o nome das dançarinas go-go que as usavam. Diz-se que a canção "These Boots Were Made for Walking" de Nancy Sinatra também ajudou a popularizar estas botas.

Granny Boots: Uma bota feminina que fecha à frente com cordões e que imita os sapatos fechados do século XIX.

Grecian Sandal (Sandália Grega): Sandálias baixas com fitas que se cruzam e atam em volta do tornozelo.

Hessian: O modelo foi muito utilizado no século XVIII pela maioria dos exércitos, sendo destinado inicialmente a oficiais de patentes mais altas. As suas principais características são: saltos baixos, bicos levemente afunilados, canos cano até perto do joelho. Estes modelos possuíam a parte frontal do cano um pouco mais alta do que a traseira, e no centro geralmente um par de pingentes por cano.

Hiking Boot (Botas de Montanha): Um modelo de bota concebido para a prática de caminhadas. As suas principais características são: confecção do corte em materiais resistentes e confortáveis, solados macios podendo ser de borracha ou polímeros derivados do petróleo, linguetas acolchoadas, fecho por atacadores, palmilhas confortáveis e flexíveis, reforços próximos do tornozelo e bordas dos canos acolchoadas. A versatilidade e conforto deste modelo inspiraram a criação de vários modelos e acabaram por surgir modelos com canos mais alongados, noutros tipos de materiais e, inclusive, com salto.

Huarache: Sandália cujo corte é criado a partir de tiras de couro “tecidas”. De origem mexicana e espanhola, existem há centenas de anos e são extremamente populares no México. Hoje em dia, foram adoptadas pelo mundo da moda e existem em versão com salto.

Jika-Tabi: Um modelo tradicional japonês que tem como origem as meias tabi. Pode ser considerado o precursor do Split Toe. As suas principais características são: uma divisão entre o dedo grande do pé e os outros dedos, um solado fino e maleável de borracha, e corte semelhante ao de uma bota, mas de tecido.

Jodhpur Boot: Uma bota até ao tornozelo fechada com uma fivela do lado, usada em equitação e mais tarde adoptada pela população em geral.

Kiltie: Este modelo é uma adaptação do modelo escocês utilizado na prática do golfe. A sua principal característica é a sua lingueta dobrada terminada em franja que se sobrepõe sobre o peito do pé. O modelo foi adaptado também às necessidades femininas e pode ter bico fino, redondo ou quadrado, e variações nos saltos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por passares por aqui! Deixa o teu comentário. Os comentários serão respondidos na mensagem onde foram colocados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...